Portugal Girl Geek Dinners, My Job and Me

Hoje decidi desabafar de uma forma informal, não sobre a minha vida pessoal claro, mas sobre tudo aquilo que faço na vida que é vísivel por todos e partilhado para todos!

Quero com este Post também, permitir e ajudar a motivar quem se encontra desse lado, a olhar para a vida e a encarar as oportunidades profissionais em que se encontram com outros olhos.

Uma das coisas que faço na vida tal como cada um de vós é trabalhar 8 horas por dia para a empresa na qual estou inserida naquele momento, seja em regime de outsourcing ou até na empresa “mãe”. Recentemente fui a um evento que a empresa proporcionou no qual nos permitiu conhecer melhor as pessoas que nos rodeiam e que trabalham para o mesmo objetivo, com o mesmo fim, o sucesso de um produto. Nunca pensei dar tanta importância a um evento de empresa, mas acreditem que depois disto a minha forma de pensar, e a minha vontade de começar esta nova semana mudou completamente. Pergunto-me, como é que um simples evento nos pode tocar? mas tocou. Sou a favor de que por vezes é preciso proporcionar momentos destes, trazer um espírito “familiar” e de “companheirismo” nas empresas, é assim que nasce aquilo a que se dá o nome de “Cultura da empresa”. A cultura não é só isto claro.

Após as 8h de trabalho tenho outras ocupações extra. Já me vieram perguntar como consigo ter tempo para tanta coisa, ou melhor, existe algum dia em que “relaxas”, não fazes nada de nada? Sim existe! Ainda consigo arranjar tempo para isso.

Uma das coisas que faço é organizar eventos em conjunto com mais pessoas para a comunidade Portugal Girl Geek Dinners que luta para que hajam mais mulheres na nossa área, e faz ver que na tecnologia não existe só homens apesar de estes continuarem em grande número. Algo que retiro desta experiência, é a excelente oportunidade de conhecer mais de perto outras empresas, novas pessoas, outras culturas e de uma certa forma as podermos ajudar no que estiver ao nosso alcance, claro que respeitanto sempre a empresa para a qual trabalhamos. Nesta altura, diria eu que até nem existe empresa onde trabalhamos, existe sim um momento de networking, companheirismo, partilha de experiências e luta pelo mesmo fim, mais mulheres na nossa área, mais mulheres dispostas a fazer apresentações e a mostrarmos que também estamos cá. Claro que não excluimos homens e agradecemos imenso que compareçam 🙂 É gratificante quando uma empresa vem ter connosco e nos convida a fazer o evento em sua “casa”, é o que tem acontecido nos últimos eventos e nunca dizemos que Não. Nem imaginam o quanto díficil é a organização de um evento destes, principalmente arranjar alguém que nos ceda um espaço, brindes, uns petiscos… é sempre difícil! Mas graças à vossa ajuda, conseguimos proporcionar momentos destes e claro que vos ajudamos também no que precisarem. Estes eventos têm tendência a decorrerem de 2 em 2 meses e tentamos sempre aproximar as nossas Geeks às empresas.

Além do trabalho 8h por dia, de ajudar a gerir a comunidade Portugal Girl Geek Dinners, tenho outras ocupações desde trabalhos para fora, frequentar uma escola de Inglês e brevemente o desporto. Claro, ainda há tempo para os amigos, família, etc…arranja-se tempo para tudo mas isso já são outros assuntos.

Concluindo o meu discurso, gostava que olhassem para as empresas com outros olhos. Claro que todas elas têm defeitos, não existe empresas perfeitas nem NUNCA vai existir, esqueçam isso!!!  Vejam o lado bom delas e agarrem-se a isso, tirem proveito de tudo o que nela vos motiva, tudo o que nela vos faz sorrir. Acordem com boa disposição e com um sorriso na cara e agradeçam por poderem contribuir mais uma vez para um mundo melhor. Quem me conhece e trabalha comigo diariamente, sabe o quanto bem disposta e simpática eu sou. Sabe também que o sorriso está sempre presente, mesmo que lá no fundo as coisas até não estejam muito bem, não sou de ferro como é óbvio mas tento não transparecer.

Sei que tenho uma agenda complicada, mas sintam-se à vontade para me contactar se necessitarem de um apoio ou até de umas palavritas motivacionais.

Agradeço desde já a vossa atenção,

Muito obrigado.

About Mónica Rodrigues

Licenciada em Engenharia Informática e de computadores pelo ISEL. Experiência em desenvolvimento web nas mais variadas tecnologias, desde HTML5, AngularJs, Asp.Net Web API, Asp.Net MVC, Entity Framework e tantas outras. Gosto igualmente de desenhar soluções de arquitectura, aplicando padrões de desenho. Gosto de participar, entre outros, nos eventos da Microsoft, das comunidades Netponto, Geek Girls Portugal (da qual faço parte da organização em Lisboa) e outras de forma a estar atenda às tecnologias emergentes.

6 thoughts on “Portugal Girl Geek Dinners, My Job and Me

  1. Jack

    I’ve been surfing online more than 3 hours nowadays, but I never discovered any
    interesting article like yours. It is pretty worth sufficient for me.
    In my opinion, if all website owners and bloggers made
    excellent content material as you did, the web might be much more helpful than ever before.

    Reply
  2. Jane

    I’ll immediately snatch your rss as I can’t find your email subscription hyperlink or
    e-newsletter service. Do you have any? Kindly let me
    know so that I could subscribe. Thanks.

    Reply

Leave a Reply