Geek Girls Portugal (G2PT) – A Nova Cara

Foi em 2010 que nasceu a primeira comunidade portuguesa de mulheres em tecnologia, a PGGD (Portugal Girl Geek Dinners) cujos seus objetivos passavam por:

  • Facilitar o contacto entre mulheres interessadas em tecnologia.
  • Encorajar o interesse do género feminino por esta área.
  • Conhecer outras pessoas e empresas da sua área.
  • Compater estereótipos sociais.

Esta comunidade integrava um movimento internacional que teve inicio em 2005 em Londres e que rapidamente foi estendida por vários países.

Agora, 6 anos depois, renasce com um novo nome, imagem e com uma missão muito mais abrangente. A G2PT pretende a partir deste momento, inspirar jovens do género feminino a optarem por uma carreira na área da tecnologia. Para que isso aconteça, vamos alargar as atividades para além dos habituais encontros que já se têm vindo a realizar:

  • Vamos ter uma rede de mentoras nas diferentes cidades que irão acompanhar jovens mulheres numa carreira profissional tecnológica ou no desenvolvimento de um projeto específico, de forma a chegar a um público cada vez mais jovem.
  • Workshops para aprofundar diversos temas no campo da tecnologia.
  • Sessões de sensibilização em escolas.

Entre outras actividades que se irão relevar ao longo do tempo já a começar neste novo ano.

Eu, como representante desta comunidade na cidade de Lisboa, tudo farei para que consigamos abraçar esta nova missão e a colocarmos em prática. Estarei disponível para esclarecer qualquer dúvida que tenham.

Caso tenham ideias, queiram partilhar alguns dos vossos contrangimentos do dia a dia na nossa área e precisem de ajuda por favor não hesitem em me contactar, tentarei dar resposta com a maior brevidade possível.

Mais novidades em breve!!

Obrigado.

Post baseado no artigo escrito pela fundadora da comunidade (pág 80):

About Mónica Rodrigues

Licenciada em Engenharia Informática e de computadores pelo ISEL. Experiência em desenvolvimento web nas mais variadas tecnologias, desde HTML5, AngularJs, Asp.Net Web API, Asp.Net MVC, Entity Framework e tantas outras. Gosto igualmente de desenhar soluções de arquitectura, aplicando padrões de desenho. Gosto de participar, entre outros, nos eventos da Microsoft, das comunidades Netponto, Geek Girls Portugal (da qual faço parte da organização em Lisboa) e outras de forma a estar atenda às tecnologias emergentes.

Leave a Reply